Pages Navigation Menu

Quem Somos

Movimento Social das Culturas

É um movimento espontâneo e horizontal que surgiu a partir da reunião de pessoas, organizações e redes culturais que, conectadas, promovem a pauta da Cultura a partir de suas dimensões formativa, simbólica, cidadã e econômica.

Para o movimento, as dinâmicas culturais são formadoras das identidades de sociedades e indivíduos na atualidade e atuam como importantes elementos de desenvolvimento humano, social e econômico. Isso se dá, em primeiro lugar, pela valorização das pessoas que formam essa sociedade, pelo respeito às suas práticas culturais e pelo acesso ao conhecimento, em consonância com a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.

Do mesmo modo, as políticas públicas devem valorizar a diversidade dos atores culturais dos mais diferentes territórios, assim como implementar os instrumentos apropriados para garantir a participação democrática dos cidadãos na formulação, no exercício e na avaliação das políticas públicas de Cultura. O acesso sem distinções aos meios de expressão tecnológicos e de comunicação e, em especial, à constituição de redes que fortaleçam e alimentem as dinâmicas das culturas locais enriquecem, assim, o acervo coletivo de uma sociedade que se baseia no conhecimento. Estes aspectos destacados são imprescindíveis na visão do movimento.

Universidade Livre Fora do Eixo

A Universidade Livre Fora do Eixo (UniFdE) é o projeto de livre circulação de conhecimento e formação do Fora do Eixo, rede sócio-cultural que conecta mais de 2.000 pessoas, em 120 coletivos distribuídos por todos os estados do Brasil e parceiros em países da América Latina.

O projeto surgiu da compreensão de que a constante e veloz sistematização e compartilhamento dos processos gerados e vivenciados por cada coletivo Fora do Eixo faz com que a própria rede se torne um grande ambiente de aprendizagem com um amplo potencial de transformação, atualização e nivelamento de informações, dinâmicas e saberes.

A partir das experiências acumuladas pelos coletivos Fora do Eixo, que nos últimos seis anos vem enfrentando desafios e criando soluções criativas para diferentes cenários e contextos sócio-culturais em cidades de todo o país, surgiram tecnologias sociais e conhecimentos marcados por uma forte característica empírica e pragmática.

Na medida em que a rede foi sistematizando e compartilhando estes saberes como tecnologias replicáveis, mais pessoas e coletivos passaram a laboratoriá-las, trazendo novos desafios e novas soluções para a atualização de tecnologias que retro-alimentam a rede. Assim, num processo constante e infinito de transformação, o Fora do Eixo vem amadurecendo seus processos e dinâmicas, com a criação de novas tecnologias sociais, pautadas em laboratórios de vivência coletivos, colaborativos e compartilhados.

E é neste ambiente cognitivo, vivo, mutante, plural e em constante movimento que a Universidade Livre Fora do Eixo atua e se baseia, promovendo atividades de formação livre por todo país, na busca e envolvimento de novas pessoas e experiências que se conectem e passem a participar da construção deste laboratório de aprendizagem, gerando um enorme banco comum de conhecimento livre.

Universidade das Culturas

A Universidade das Culturas (UniCult) é um conjunto de iniciativas que conecta pesquisadores, grupos, coletivos, universidades, pontos de cultura e agentes culturais. O objetivo é articular em rede projetos no campo da formação cultural. Para isso, a UniCult parte do entendimento de que existem diversas metodologias de formação, legítimas, autônomas e reconhecidas culturalmente; empíricas e teóricas; ancestrais e contemporâneas; urbanas e rurais, que vão além de uma concepção tradicional da escola baseada no confinamento e na fragmentação do conhecimento.

Com os novos recursos disponíveis no século XXI, a rede cria espaços de convergência entre instituições e agentes culturais. Essa rede conecta as diversas metodologias de formação, tradicionais ou inovadoras, e origina campos de disputa de conceitos, valores e ideias, ora concentrados pela rigidez das instituições e modelos acadêmicos.

Prodisc + Casa Fora do Eixo Nordeste

A Casa Fora do Eixo Nordeste funciona como ponto gestor da Rede Fora do Eixo na região, dialogando e articulando-se diariamente com coletivos de todos os estados. As ações culturais da casa são realizadas de forma colaborativa, através de plataformas em rede utilizadas por agentes em todo o país, integrando o Movimento Social das Culturas.

A Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc) está constituída desde 2001. É uma sociedade civil sem fins lucrativos que se propõe a integrar ações entre agentes culturais, potencializar ações integradas para uma melhor gestão dos recursos materiais e imateriais, e agilizar e incrementar ações criativas para o mercado cultural. A entidade articula-se em várias instâncias (municipal, estadual, federal e internacional) tendo como centro motivador as relações solidárias entre coletivos e a efetivação de ações conjuntas.

Em 2006 houve um entendimento e aproximação com o Circuito Fora do Eixo, quando foram unidos esforços e estratégias, e a Prodisc passou a ser um coletivo atuante na Rede. Em 2010 a associação disponibilizou sede e plataformas de atuação e assumiu ser um ponto regional como Casa Fora do Eixo Nordeste, com a função de dar continuidade à articulação que já vinha desenvolvendo desde o início das edições da Feira da Música. Hoje a sede é uma casa de vivências Fora do Eixo, aberta a agentes de todo o Brasil e de outros países, servindo como ponto de ativação dos vários aplicativos que a Rede Fora do Eixo propõe. É mais um campo da Universidade Livre Fora do Eixo.