Pages Navigation Menu

Largo do Théberge recebe integração cultural de Icó e Orós

Largo do Théberge - Divulgação

 

Produtores e artistas realizam, em Icó, o primeiro circuito cultural integrando diversas linguagens em prédios históricos

O Largo do Théberge, recebe, no próximo dia 09 de novembro, o I Programa de Integração Cultural Icó-Orós (PICIO). Realizado por produtores das duas cidades, a ocupação cultural integra diversas linguagens e ocupa três prédios históricos de Icó. A programação inicia às 8h com oficinas e às 17h com programação artística.

O I PICIO visa estabelecer um circuito cultural entre as cidades de Icó e Orós e ainda fomentar a utilização e ressignificação dos equipamentos culturais localizados em prédios seculares. O tema ‘Seja, Esteja e Viva’, vem do significado, em Tupi Guarani, do nome Icó e foi escolhido para mobilizar a população e atrair o público de todas idades e classes sociais.

O evento elaborado no Projeto EntrePontos – Programa Integrado de Formação Livre para agentes culturais do Ceará – faz parte do laboratório prático de produção, técnica, comunicação e gestão de empreendimentos culturais realizado em Icó. A ação, idealizada por produtores locais, tem o objetivo de despertar uma política cultural aberta para os artista e produtores das cidades e fomentar a formação de plateia para as diferentes linguagens.

Nesta primeira edição, estão inclusas atrações musicais, artesanato, comidas típicas, oficinas, programação infantil, exposição e audiovisual. Participam artistas de Icó e Orós, ressaltando a diversidade regional, e ainda o músico Caio Castelo, de Fortaleza. Quatro espaços históricos serão ocupados em Icó: Núcleo do Sobrado Canela Preta, Centro de Arte e Cultura Aldo Marcozzi Monteiro (Casa de Câmara e Cadeia), o Teatro da Ribeira e Largo do Théberge.

As oficinas abrem a programação, às 8h, no Teatro das Ribeiras. A programação infantil tem inicio às 14h com a oficina de bonecos mamulengos no Sobrado Canela Preta. A partir das 17h, no Largo do Théberge, nas proximidades da Igreja Matriz de Nosa Senhora da Expectação, intervenções com maquiagem lúdica, curtas metragens e palhaço.

A Banda de Música realiza, às 18h30, um cortejo conduzindo o público para prestigiar o Coral do Núcleo de Música Canela Preta, no palco da Praça. Logo após, às 19h30, o Teatro da Ribeira dos Icós irá receber teatro infantil, encenação artística da História de Orós, o resultado das oficinas de dança folclórica e balé moderno.

A programação retorna a praça, às 20h30, com as apresentações artísticas da cantora Rízia Kadja, Banda do Núcleo de Música Canela Preta e o músico Caio Castelo. A Casa de Câmara e Cadeia, passa a ser ocupada, às 23h, com um desfile, resultado da oficina de passarela e manequim, dança de rua e DJ.

O I Programa de Integração Cultural Icó-Orós (PICIO) é uma realização do Projeto EntrePontos, Associação dos Produtores de Cultura do Ceará – PRODISC e Casa Fora do Eixo Nordeste, com apoio da Prefeitura Municipal de Icó e Governo do Estado do Ceará.

 

Serviço e Programação completa:

Programa de Integração Cultural Icó-Orós (PICIO)

9 de novembro de 2013

 

Teatro da Ribeiras do Icós

8h às 11h – Oficinas de Passarela e Manequim, Danças Folclóricas e Balé Moderno

19h30 – Apresentação Resultado da oficina de Dança Folclórica

19h50 – Peça infantil “A Balada do Doido”

20h – Companhia de Dança Sinceratos

20h10 – Resultado da oficina de Balé Moderno

20h30 – Peça teatral “Histórias do Meu Orós”

21h – Companhia de Dança Ritmos e Movimento

 

Sobrado Canela Preta

14h às 17h – Oficina de Bonecos

 

Largo do Théberge

17h – Maquiagem lúdica para crianças e palhaço

18h – Curtas metragens infantis e exposição e feira permanente com artes integradas [local: 18h30 – Cortejo Brincante com a Banda de Música

19h  – Coral do Núcleo de Música Sobrado Canela Preta

21h20 – Rízia Kadja e Banda

21h55 – Banda do Núcleo de Música Sobrado Canela Preta

22h50 – Caio Castelo

 

Centro de Arte de Cultura Aldo Marcozzi Monteiro – Casa de Câmara e Cadeia

23h50 – DJ [local: Centro de Arte de Cultura Aldo Marcozzi Monteiro

00h00 – Desfile – resultado das oficinas de passarela e manequim

00h25 – Dança de Rua – Grupo Ritmo do Corpo – RDC

00h35 – DJ

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>