Pages Navigation Menu

Farol de Paracuru recebe programação de artes integradas

A Festa do Farol é resultado de uma semana de formação com agentes culturais da cidade

Farol de Paracuru | Foto: Sheyla Castelo Branco

Farol de Paracuru | Foto: Sheyla Castelo Branco

A praça do farol recebe, dia 19 de outubro, a primeira ocupação cultural realizada por produtores locais integrando diversas linguagens. O evento intitulado “Festa do Farol em Paracuru – Para assistir, dançar e curtir”, inicia às 17h e estende-se por oito horas com o objetivo de trazer ao público apresentações de artistas locais. Nesta edição, além de atrações musicais participam artesãos,  palhaços e artistas cênicos. Acontece ainda uma mostra de curtas metragens educativos direcionada as crianças.

A Festa que lança um nova iniciativa cultural na cidade, ocupa uma das maiores obras do projeto de qualificação da orla marítima de Paracuru – Praça do Farol. A iniciativa da ação deve-se à pouca utilização do espaço, desde a sua inauguração em 2006, e  a importância de ressignificá-lo para difundir a cultura local. O nome do evento traz o marco simbólico da cidade, o Farol, que não possui funcionalidade marítima, mas mantém-se funcionando todos os dias.

Elaborada no Projeto EntrePontos – Programa Integrado de Formação Livre para agentes culturais do Ceará, o evento é um laboratório prático de produção, técnica, comunicação e gestão de empreendimentos culturais. Seu objetivo é despertar uma politica cultural aberta aos artistas e produtores da cidade aproximando novos públicos e grupos culturais. A programação é composta por artistas locais, exaltando a diversidade do município, e por convidados de Fortaleza.

Participantes do Programa EntrePontos em Paracuru

Participantes do Programa EntrePontos em Paracuru | Foto: Sheyla Castelo Branco

A Festa reserva um momento especial com a presença da cantora Anastácia Azevedo. Nascida em Paracuru e radicada em Berlim, desde 1990, a artista encontra-se, hoje, de passagem pelo Brasil e participa realizando a primeira apresentação em sua cidade natal. Cantora e compositora, suas influências passam pela MPB, Jazz e Funk, mas na ocasião exaltará suas raízes levando o Forró Pé de Serra ao palco.

Um cortejo, ao som da Banda Mestre Pixuna, está programado para percorrer as ruas no entorno da Praça Principal iniciando a programação às 17h. Palhaços e agentes culturais também participam convidando as crianças para a programação infantil, que acontece na Praça do Farol com oficina de arte em garrafa pet, Pintura Facial, espetáculo teatral ‘Sementinha da fé’ e Mostra de Curtas Infantis. Em paralelo, a Feira de Expositores com artesãos, tatuadores e Roda de Capoeira.

A programação musical inicia às 20h30, no último andar da Praça. A combinação do mar e a lua cheia ao lado do marco simbólico da cidade, o Farol, é o plano de fundo depraia paracuru toda a diversidade cultural que ocupa o palco até 1h. A primeira atração a apresentar-se será o Coral das Escolas Públicas, seguida de Rock da banda Conexão Acústica. O multi-instrumentista – Gustavo Portela unirá a cena e o som  com seu trabalho ‘Le son sur scène’ que traz a proposta de um show ‘cênico-musical’. O forró pé-de-serra chega a programação na voz da cantora Anastácia Azevedo e músicos convidados. Encerrando a ocupação cultural apresentam-se os DJs Fernando Vilela e Nilsynho da GBsom.

A Festa do Farol em Paracuru é uma realização do Projeto EntrePontos, Associação dos Produtores de Cultura do Ceará – PRODISC e Casa Fora do Eixo Nordeste. Apoiam – Prefeitura Municipal de Paracuru e Governo do Estado do Ceará.

Programação:

17h –    Banda Marcial

18h –    Oficinas: Arte em Pet / Pintura Facial

19h –    Roda de Capoeira | Grupo Arte das Gerais

19h30- Espetáculo ‘Sementinha da fé’

20h –    Capoeira com o grupo ‘Artes das gerais’.

20h30- Coral das escolas municipais.

21h –    Conexão Acústica.

22h –    Gustavo Portela.

23h –    Anastácia Azevedo.

00h –    Djs Fernando Vilela e Nilsynho da GBsom.

Serviço:

Festa do Farol em Paracuru

19 de outubro de 2013

Local: Praça do Farol

Horário: 17h

Informações:

Carmélia Farias | carmelia.monteiro40@gmail.com | (85) 87098953

Juliana Sá | jjulianasa3@gmail.com | (85) 8846 7170

Facebook: www.facebook.com/festadofarolparacuru

Site EntrePontos: http://entrepontos.feiradamusica.com.br/

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>